quarta-feira, setembro 27, 2006

Viver não dói!

Viver não dói...
Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Por que sofremos por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projecções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivémos, por todos os espectáculos e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado e não compartilhámos. Por todos os beijos cancelados pela eternidade.

Sofremos, não porque o nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixámos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos, não porque a nossa mãe é impaciente connosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando-lhe as nossas mais profundas angústias e ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos, não porque a nossa equipa perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos, não porque envelhecemos, mas porque o futuro está a ser-nos confiscado, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhámos e nunca chegámos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido?
Iludindo-nos menos e vivendo mais!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, faz perder também a felicidade.

A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.




Autor desconhecido

3 comentários:

Mercurya disse...

Está mt bonito, mas essa última frase...é uma chatice sofrer, mas sinceramente, se sofrer significa sentir, prefiro passar por isso e ser uma pessoa melhor, do que optar por não sentir. Quem não sofre tb n sente nada...e kem não sente não vive realmente...um dos males do mundo reside nas pessoas que fogem do sofrimento, cm n sentem tb n sabem o mal q causam aos outros. Sofrer não é uma opção, ou se sente ou não se sente.

lovely disse...

Acho que tens razão... lol (eu sei q detestas q os outros digam isso) lol ;) mas pensando bem acho q tens. Eu tinha interpretado de outra forma... Sentir, sente-se sempre, mas andar sempre a pensar e remexer no q doi é que talvez seja opcional.

Mercurya disse...

lol eu gosto que concordem comigo! claro que quero q as pessoas tenham opinião, mas sabes o quanto me irrito quando não concordam cmg em certas coisas...lol ;)
Sim, tb concordo ctg, não se deve é andar a remexer no passado, isso "é uma escolha que se faz", porque "o passado foi lá atrás"...lol ag lembrei-me desta qd tava a escrever.